As ervas daninhas são plantas que são semeadas de forma natural (sem a intervenção do Ser Humano), crescem desenfreadamente, e acabam por afetar negativamente todas as plantações à sua volta. Estas são conhecidas por serem bastante resistentes a condições hostis, desenvolvem-se e reproduzem-se de forma rápida e adaptaram-se às alterações feitas pelo Homem na natureza.
Assim sendo, controlar este tipo de plantas infestantes é importante para garantir o bom crescimento e desenvolvimento da sua horta e do seu jardim. Por isso, hoje vamos dar-lhe a conhecer os diferentes métodos que pode aplicar para eliminar esta praga.
Cobertura de Matéria Orgânica
A cobertura com matéria orgânica, como resíduos resultantes da limpeza do seu quintal (folhas secas, relva, casca de pinheiro, etc.), é um método preventivo para o crescimento destas plantas infestantes. Ao adicionar a matéria orgânica, os seus nutrientes são absorvidos pelo solo. Um solo bem nutrido e tratado, permite um bom crescimento e desenvolvimento das plantas, impedindo o aparecimento das ervas daninhas.
Sacha ou arranque manual das ervas
Este é dos métodos mais antigos e usuais, remover as ervas de forma manual ou com a ajuda de um sacho. Neste caso, é preciso ter em atenção o arranque total da planta, incluindo a raiz, para que não se torne a desenvolver. Esta técnica apesar de eficaz, torna-se rapidamente aborrecida e morosa.
Não se esqueça de usar equipamento de proteção, como as luvas, para esta tarefa.
Controlo químico das ervas
Quando a infestação tem grandes proporções, o método mais rápido e eficaz é através do uso de herbicidas. Esta técnica combate as ervas daninhas desde a sua raiz e não desorganiza o solo, porém, deve sempre ter em consideração pois existem certas plantações que são mais sensíveis a determinadas substâncias.