
As couves são presença assídua nas casas dos portugueses na véspera e dia de Natal. Esta hortícola que é sobretudo cultivada na região norte do país, possuí muitos nomes como couve-portuguesa, couve-penca de Chaves, de Mirandela e da Póvoa.
Apesar da altura de semear estas hortícolas para estarem prontas a consumir no Natal já ter passado (meados de julho / início de agosto), é ainda possível ter no seu próprio quintal esta, que é uma estrela no Natal.
Para isso, apenas precisa de comprar as couves que temos nas lojas Agricasa e a plantá-las na sua horta.
Como plantar e cuidar da couve-penca?
Um solo bem drenado, leve e argilo-calcário, é ideal para as couves, contudo, estas adaptam-se bem em qualquer tipo de solo. Caso faça rotação de culturas, aproveite o solo onde anteriormente estavam batatas, e assim, aproveitar os nutrientes deixados por elas.
- Comece por usar um fio ou cordel para ajudar a criar regos alinhados
- Adicione o adubo e, de seguida, a couve, na vertical, cobrindo-a até às primeiras folhas
- Caso plante mais do que uma, tenha em atenção de deixar cerca de 50cm entre cada uma
- No fim, regue. A rega deve ser bastante regular no período inicial, tendo sempre em atenção que não se usa água em excesso, com a consequência de apodrecer a raiz
Tenha sempre em atenção ao aparecimento de ervas daninhas ao redor das couves. Quando vir alguma, deve removê-la de imediato para não comprometer a saúde e qualidade das suas couves. Os caracóis são também amantes desta delícia do Natal, se vir algum, aconselhamos a adicionar cinzas à volta das plantas para os afugentar.
Quando colher a couve?
Quando as folhas no centro começam a sobrepor-se a assemelhar-se a um repolho, é sinal que está na altura de começar a colher a couve. Para isso, apenas precisa de utilizar uma faca para cortar as folhas consoante a sua necessidade.
Na Agricasa temos couves deliciosas que pode plantar em casa e podemos dar-lhe os nossos melhores conselhos para cuidar desta hortícola. Visite uma das nossas 4 lojas e comece ainda hoje a cuidar das suas próprias couves para o Natal.