E se lhe disséssemos que pode juntar o útil ao agradável e reaproveitar todas as cinzas que se acumulam na sua lareira, para adubar de forma natural as suas plantas?
Este método é utilizado há muitos anos, porque a cinza contém todos os nutrientes necessários, com as proporções certas, para uma planta.
Como utilizar as cinzas
Ora, as cinzas podem ter diversas funções dependendo da sua origem e da forma como é utilizada.
Por exemplo, as cinzas de madeira são ideias para aumentar a retenção do ar, logo, um solo mais argiloso, pode tornar-se mais leve e “solto com a sua aplicação. Este tipo de cinzas reduz também a acidez do solo e é ideal para nutrir o solo no início da primavera.
Se faz compostagem, espalhe as cinzas sobre a pilha, desta forma, potencia a decomposição de matéria orgânica enquanto se transforma num adubo natural.
Por último, pode também aproveitar as cinzas para afugentar pragas de insetos, tal como as larvas, os pulgões, lesmas e caracóis. Para isso, basta colocar as cinzas numa camada fina pelas culturas atacadas por estas pragas. Opte por fazê-lo num dia com pouco ou nenhum vento, e sempre que chover repita o processo.
Cuidados a ter
- Aplicar as cinzas nas plantas, apenas quando estiverem completamente frias
- Use luvas, máscara respiratória e óculos de proteção para evitar inalar as cinzas.
- Use um medidor de pH para monitorizar o seu solo e não permitir que este se torne muito alcalino
- Não use em plantações de batatas, pois pode promover o aparecimento de sarna na batata
- Nunca misture as cinzas de madeira com fertilizantes ricos em azoto, uma vez que corre o risco de formar gás amónia, que é bastante perigoso
- Deve utilizar cerca de 3kg de cinzas por metro quadrado. Cinzas em excesso pode trazer consequências indesejáveis para o solo
- Use um ancinho para ajudar a homogeneizar o solo após a aplicação
Agora já sabe, sempre que utilizar a sua lareira ou fizer uma queimada, aproveite as cinzas para nutrir as suas plantas, elas agradecem.