
Hoje, 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher e, para celebrar esta data especial, queremos apresentar-vos Isaura Morais, a fundadora da Agricasa.
Isaura nasceu em Luanda, Angola, mas a sua família era natural de Bragança. Após a revolução de 1974, os pais regressaram a Portugal, levando Isaura ainda criança. Mais tarde, mudou-se para o Porto onde pôde licenciar-se em Gestão de Marketing e trabalhar ao mesmo tempo.
Em 2014, a empresa onde Isaura trabalhava encerrou, deixando-a desempregada. No entanto, determinada a evoluir e a aplicar os 16 anos de experiência que acumulou na grande distribuição, decidiu transformar este desafio numa oportunidade.
O nascimento da Agricasa
Foi assim que, em 2015, nasceu a Agricasa, fruto de muito esforço, dedicação, confiança e resiliência.
“Dizem que sou uma guerreira. No meu dia a dia, tento estar sempre disponível para ouvir, orientar, ensinar, reconhecer e talvez inspirar…” e é por isso, que toda a sua equipa é capaz de “trabalhar de forma unida e construtiva, e os colaboradores são tratados como pessoas e não como números”
Apesar dos receios, Isaura não permitiu que estes a travassem e avançou com determinação, expandindo a Agricasa com mais três lojas estrategicamente localizadas na área metropolitana do Porto: Vila do Conde, Castêlo da Maia, Alfena e Águas Santas.
“A coragem e resiliência são os alicerces de qualquer empresário de sucesso.
É preciso coragem para inovar, para enfrentar desafios, já a resiliência é aquela capacidade de se levantar após cada queda, deve ser cultivada diariamente.
Aprender com os erros e orgulhar-se das conquistas e acima de tudo sempre confiar no próprio potencial.”
Em 2025, a loja de Vilar, em Vila do Conde, cresceu e expandiu a sua oferta, proporcionando ainda mais opções aos clientes da Agricasa. No futuro, os produtos da marca estarão disponíveis em novos canais de venda, permitindo alcançar um público ainda mais vasto.
“Ser Mulher e Líder”
Quando questionada sobre o que significa ser mulher e liderar a Agricasa, Isaura partilha:
“Ser mulher e líder é, sem dúvida, um desafio constante e implica uma enorme dedicação, compromisso, organização, apoio familiar e um quase malabarismo das várias tarefas pessoais e profissionais que temos no nosso dia a dia.
Pela minha experiência, não necessitamos de abdicar de nenhum dos lados, para ser melhor num dos papeis, aliás quando gostamos do que fazemos, estamos felizes e de bem connosco, conseguimos gerir bem o trabalho, ao mesmo tempo que somos mães, esposas, donas de casa e estamos a 100% em todas as situações.”
Por fim, Isaura Morais, fundadora da Agricasa, deixa uma mensagem inspiradora que se aplica a qualquer dia do ano:
“Seja corajosa o suficiente para seguir os seus sonhos e determinada o bastante para alcançá-los.”