
A chegada do Outono é não só a época da colheita de diversas hortícolas e frutos, mas também marca a altura ideal para limpar o seu terreno e planear as novas culturas.
Para começar este processo deve, antes de mais, colher todas as suas plantações e limpar os resíduos mortos ou estragados. Se ainda não colheu as suas plantações de verão como o tomate, batata, beringela, abóbora, meloa, pepino, etc deve fazê-lo agora.
A fruta que ainda está verde deve ser na mesma colhida e deixada a amadurecer num local seco, fresco e onde bata o sol. Quanto às hortícolas que são caracterizadas como raízes comestíveis (ex. beterraba e alho francês) pode deixar um pouco mais de tempo, contudo esse período não deve ser muito longo.
Usando uma enxada ou outro instrumento adequado, remexa o solo por completo de modo a prepará-lo bem. À medida que vai fazendo este passo, aproveite para remover todas as pedras, ervas daninhas, restos de culturas anteriores e outros materiais que possam ser prejudiciais ao solo. Adicione substrato adequado para melhorar a qualidade do solo.
Pode também começar já a semear e plantar as suas culturas para o inverno, como por exemplo:
- Couve-flor
- Brócolos
- Espinafres
- Couves de Bruxelas
- Cebolas
- Cenouras
- Nabos
- Alho francês
- Beterraba
- Acelgas
- Entre outros
Nas lojas Agricasa encontra vários produtos que vão ajudar a preparar a sua horta para o inverno, bem como uma variedade de sementes e plantas adequadas ao tempo frio.