Rotação de culturas agrícolas

Nov 14, 2024 | Dicas, Jardim, O que cultivar

A rotação de culturas é uma técnica utilizada por vários agricultores que consiste em alternar as áreas agrícolas de cultivo anualmente, de modo a aproveitar, da melhor forma, todos os nutrientes existentes no solo.

De forma mais aprofundada, as plantas libertam nutrientes para o solo, que os retém durante um determinado período de tempo. Quando uma nova planta é colocada nesse local, além da natural libertação de nutrientes que falamos anteriormente, vai também absorver aqueles que estão presentes no solo. Desta forma, ao fazer a rotação de culturas, o objetivo é plantar uma espécie que beneficie dos nutrientes deixados pela anterior e, que liberte nutrientes importantes para a espécie seguinte. É por isso que, se cultivar a mesma espécie de planta no mesmo sítio, sem qualquer tratamento, esta vai acabar por perder a força e a capacidade de se desenvolver, uma vez que o solo se encontra desnutrido.

Este método é um excelente substituto ao uso de químicos, pois permite prevenir a erosão do solo, torná-lo mais fértil, suprimir ervas daninhas e até mesmo combater algumas pragas e doenças.

 

Cuidados a ter

  • Não utilizar de forma consecutiva plantas com doenças e pragas comuns, como a couve, o nabo e o brócolo.
  • Evitar rotações de culturas de hortaliças que tenham as mesmas exigências de nutrientes
  • Alternar entre hortaliças de frutos, folhas e raízes
  • Não repetir plantas da mesma família

 

Pegando num caso prático, imaginemos que escolher 4 grupos de plantas (fruto, folha, raiz e leguminosa). Precisa de dividir a área de cultivo em 4 partes e plantar cada grupo na sua respetiva área. Na época de cultivo seguinte deve avançar uma área de cultivo, de forma a não repetir o mesmo grupo de plantas na mesma área. Estas rotações podem ser anuais ou e sazonais (verão e inverno).

Assim sendo, deve começar por planear previamente quais as plantações que se complementam a nível de nutrientes e segui-lo de forma rigorosa para tirar o melhor proveito do solo. Depois, deve registar cada uma das suas escolhas, para que no cultivo seguinte saber onde plantar cada grupo.

Pin It on Pinterest